Na prática não existe diferença entre Tacógrafo e Cronotacógrafo, apenas a segunda denominação é utilizada pelo Inmetro e pelos órgãos metrológicos dos diversos países para contemplar a medição de tempo, que também é realizada por esses instrumentos. Dessa forma, CRONOS = tempo, TACHO = velocidade e GRAPHOS = grafia.
Cronotacógrafo e/ ou Tacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
Usado para monitorar o trânsito de ônibus e caminhões, o cronotacógrafo inicialmente era utilizado em trens. O instrumento de medição de velocidade, tempo e distância foi criado no século XIX pelo alemão Max Maria von Weber, filho de Carl von Weber, autor de Franco Atirador, a primeira ópera romântica alemã. Hoje, o cronotacógrafo de Max é mundialmente utilizado como meio de controle e fiscalização de veículos e de seus condutores.
Vale apontar que se trata de um aparelho de medição que ajuda nos processos de Gestão de Frotas.
Costumam comparar esse aparelho à caixa-preta usada nos aviões, já que ela tem a função de registrar os dados sobre a navegação do veículo. No entanto, ao contrário da caixa-preta, o próprio motorista pode acessar e verificar os dados do registro. Da mesma forma, os representantes da empresa e as autoridades também têm acesso a esses registros.
A importância do uso do cronotacógrafo na Gestão de Frotas consiste em um gerenciamento indispensável para quem trabalha rotineiramente com a logística de veículos, fundamental para a completa organização da empresa, e que contribui para processos mais práticos e eficientes.
Na Mip você pode consultar nossa equipe de especialistas, obter informações e conhecer todos os serviços, que atendemos para todas as marcas de Cronotacografos.